Localizado no centro da cidade de Lisboa, o edifício nº 70 da Rua Capitão Renato Baptista, essencialmente residencial, fez objeto de um projeto de reabilitação e de ampliação. O imóvel passara a ter, deste modo, 3 pisos acima da cota de soleira, em vez dos dois pisos atuais, aproveitando igualmente das águas furtadas.
Renovação de Edifício no Centro de Lisboa
Estando em muito mau estado de conservação, serão necessários grandes obras a nível estrutural, e relativamente aos azulejos da fachada, estes, estando claramente danificados, não poderão ser conservados, prevendo deste modo uma fachada rebocada e pintada posteriormente.
Relativamente à organização espacial interior, é proposto um único apartamento para o imóvel todo, ao invés dos dois existentes. Devido a uma falta de espaço para estacionamento de carros muito sentida no bairro, o projeto renuncia a alguma área útil de modo a criar uma garagem privada no rés-do-chão, acrescentado igualmente de um escritório, de arrumos e lavandaria, de uma casa de banho, de uma sala equipada com kitchenette e ainda de uma suite, com luz natural e acesso ao jardim tardoz.
O primeiro piso é inteiramente dedicado ao espaço social da habitação, com duas grandes salas, uma cozinha e uma casa de banho, e acesso a um grande terraço na fachada traseira.
O segundo piso propõe quatro grandes suites, e um pequeno terreno com acesso a partir da suite principal. Este piso permite igualmente o acesso independente às águas furtadas, com um amplo espaço para arrumação.